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Residencia: Jorge Antunes [Brasil]. 01/08/2013


Introdução

    A música contemporânea tem avançado em novas trilhas, que aparentemente encurtam o caminho da identificação com o público. Tudo indica que a expressão musical ganha facilidades envolvendo a ânsia de comunicação. Os objetos musicais e suas sintaxes vêm sendo construídos com qualidades de persuasão. O compositor de música eletroacústica quer "convencer" e "comover", e não mais apenas praticar o puro deleite sonoro. A minha pesquisa estará voltada à busca e à identificação de elementos de linguagem que possam dar lugar a uma verdadeira "eloqüência musical".

Retórica Musical

    O objeto da pesquisa que pretendo realizar durante a residência artística no CMMAS (Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras) é a busca de fenômenos de retórica na poesia de poetas mexicanos aplicáveis à construção musical, por meio da própria composição musical.

 

    A metodologia será dividida em quatro etapas: 1- estudo e busca de figuras de linguagem e figuras de estilo em poemas escritos por poetas mexicanos; 2- estudo da aplicabilidade das construções poéticas na estrutura musical; 3- composição de obras eletroacústicas usando construções musicais figurais com os poemas estudados; 4- elaboração de texto teórico relatando a pesquisa e o processo de composição.

 

    A pesquisa se baseará no mais profundo teórico da literatura romana que, além de orador, advogado e professor, foi autor da primeira tentativa de se escrever a história da literatura em língua latina, exercendo até nossos dias grande influência sobre a pedagogia. Refiro-me a Marcus Fabius Quintilianus, que viveu no século I e que deixou-nos a magistral De institutione oratoria.

 

    Pretendo me dedicar à busca de construções poéticas e musicais com sintaxes que se identificam com as figuras de linguagem a que Quintiliano chama de Retóricas: anáfora, epístrofe, poliptóton, reduplicação, diácope, simploce, epanalepse, epânodo, anadiplose, sinonímia, exergásia, polissíndeto e gradação.

Jorge Antunes

 

    Nació en 1942 en Rio de Janeiro, donde realizó su formación musical tradicional. Estudió también Física. En 1961 inició sus primeras experiencias con música electrónica y desde entonces es reconocido como el precursor de este genero en Brasil. En 1965 empezó a investigar la correspondencia entre sonidos y colores componiendo una serie de trabajos a los que dio el nombre de Cromoplastofonías, para orquestas, cintas magnéticas, luces, usando también los sentidos del olfato, del paladar y del tacto.

 

    Entre 1969 y 1973 vivió en el exterior realizando estudios de postgrado en Buenos Aires, Utrecht y París. En este período estudió con Ginastera, Luis de Pablo, Umberto Eco, Gandini, König, Tempelars, Schaeffer y Bayle. En la Universidad de París VIII terminó su doctorado en estética musical teniendo a Daniel Charles como director. Ganó varios premios internacionales de composición.

 

    Desde 1973 Antunes es profesor de la Universidad de Brasília, donde fundó el GeMUnB (Grupo de Experimentação Musical). En 1994 Antunes fue electo miembro de la Academia Brasilera de Música. En los últimos años ha recibido varios encargos de orquestas, radios y festivales. Sus partituras están publicadas por Salabert, Breitkopf&Hartell, Suvini Zerboni, Zimmermann, Ricordi, Sistrum y Billaudot.

Residencia gracias al apoyo del programa Ibermúsicas 2013.http://ibermusicas.org/index.php/es/2012-2013

 



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